terça-feira, 30 de abril de 2019

PASTOR TRABALHA?

Sempre quando visito algum estabelecimento comercial e por motivo necessário me apresento como pastor, me é feita a seguinte pergunta: Você tem algum trabalho além de ser pastor? Normalmente reajo com bom humor e respondo educadamente, que o pastorado é o meu único ofício. Essa pergunta muitas vezes, revela falta de informação das pessoas a respeito da função pastoral. Geralmente a indagação é feita por pessoas que fazem parte da igreja. É quase que geral a compreensão de que pastores são pessoas que levam a vida na maciota e que enriquecem as custas dos outros. Inclusive há pessoas que aspiram o pastorado por acreditarem nisso. Confesso que me entristeço profundamente quando percebo esse tipo de pensamento por parte das pessoas. O pastorado não é uma profissão! O pastorado é uma função exercida no contexto de uma comunidade cristã local. Pastores são pessoas chamadas por Deus e reconhecidas pelo corpo local para exercerem a nobre função de cuidar, encorajar, instruir e liderar os fiéis. O ofício pastoral é gratificante, mas, ao mesmo tempo trabalhoso e esgotante. Em setembro de 2015, o site norte-americano Business Insider, com a ajuda do instituto de pesquisas de mercado de trabalho Bureau o Labor Statistic[1], levantou as profissões mais estressantes. Ou seja: profissionais que estão expostos a altos níveis de estresse, pressão ou trabalham em um ambiente hostil. A função do líder religioso ficou entre as mais desgastantes. Isso acontece porque um líder religioso (no caso o pastor) é alguém que além do tempo semanal de expediente em sua igreja local (sim, pastores tem horário de expediente), trabalha a todo tempo e precisa estar disponível a qualquer hora. Pastores aconselham casais que estão a beira do divórcio. Oficiam funerais, cerimônias de casamento, apresentam crianças e visitam os enfermos. Pastores são surpreendidos de madrugada muitas vezes, por telefonemas de pessoas desesperadas. O pastor precisa ser de tudo um pouco; de psicólogo a consultor financeiro. Afora essas tarefas rotineiras do ofício pastoral, o pastor precisa encontrar tempo para se dedicar à organização da igreja e ao estudo da Bíblia e a oração, o que demandam muito tempo, dedicação e esforço. Isso é apenas um resumo sem detalhamentos da rotina de um pastor. Pastores trabalham e trabalham muito. Espero que após a leitura deste pequeno texto, ao encontrar um pastor, você não lhe faça a pergunta que sempre ouço das pessoas: Você tem algum trabalho além de ser pastor?”.


NOTAS

Foto: UNSPLASH (2019)

[1] Texto digital, Disponível em:


<http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/conheca-as-20-profissoes-mais-estressantes-nos-eua> (Acessado em: 30 de abril de 2019)

Um comentário:

  1. É verdade, pastor Rodolfo. Sinto esse estresse de perto, numa escala menor que a do pastor, visto que sou presbítero da IECCM - Igreja Evangélica Congregacional Conservadora de Campina Grande, na Paraíba e conheço muito bem o que é cuidar, com o meu pastor, do rebanho que nos foi confiado (2Cor. 7:15. Mas o que importa é que sejamos fiéis ao ministério que nos foi confiado. Que Deus a cada dia conceda-lhe bênçãos sem par.

    ResponderExcluir

Seu Blog · Design por Alves Alvin · Todos os direitos reservados - Copyright © 2014 · Tecnologia do Blogger